top of page

Créditos de carbono e energia renovável: credibilidade e responsabilidade social.



Em um cenário global que demanda soluções sustentáveis, a energia renovável se destaca como resposta eficaz para a redução de emissões dos gases do efeito estufa e para a promoção do desenvolvimento socioeconômico e social. Na Descarbonize, nossa abordagem vai além da geração de créditos de carbono de energia limpa; envolve transparência e apoio às comunidades locais onde operamos por meio da nossa parceira ENGIE Brasil Energia.


Energia renovável: confiança e compromisso

O processo de emissão de crédito de carbono da ENGIE, foi aprovado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sua sigla em inglês). A quantidade de créditos de carbono gerados por cada projeto, como o do Conjunto Eólico de Trairi, no Ceará, seguiu metodologias específicas de cálculo e monitoramento aprovadas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O crédito de carbono só pode ser comercializado após gerado, ou seja, após comprovada a descarbonização por parte da geradora. Como são de caráter retroativo, permitem a compensação das emissões para anos anteriores ao do inventário atual de gases do efeito estufa.



Projetos sociais: exemplos concretos de transformação

As usinas de energia renovável, como parques eólicos e solares, geram eletricidade limpa que é integrada à rede elétrica. A ENGIE, além de operar usinas de energia 100% renovável, está profundamente comprometida com o desenvolvimento comunitário das regiões onde está presente.

Um exemplo claro desse compromisso social é o Centro de Cultura e Sustentabilidade de Trairí, inaugurado em junho, com financiamento pelo Ministério da Cultura, por meio de incentivos fiscais da Lei da Cultura. Localizado a 120 km de Fortaleza, este centro promove a cultura local e fortalece a comunidade por meio de atividades educativas e culturais, como teatro, cinema e música, tudo de forma gratuita. O objetivo é proporcionar um espaço onde a comunidade possa desenvolver suas habilidades e cidadania.

Este foi o sexto centro da ENGIE a entrar em operação. Os outros cinco estão localizados em Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Quedas do Iguaçu (PR) e Minaçu (GO). Também estão em construção e implantação unidades nas cidades de Itá (SC), Saudade do Iguaçu (PR), Umburanas (BA) e Estreito (MA).



Ainda em Trairi, além do novo centro, a ENGIE apoia a Associação da Criança e do Adolescente de Mundaú, que oferece suporte essencial para 120 jovens em vulnerabilidade social. Esta associação desenvolve atividades de reforço escolar, acompanhamento das atividades e artesanato, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e educacional desses jovens. Estes projetos melhoram a qualidade de vida das comunidades e demonstram nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.



Conclusão

Na Descarbonize, lideramos pelo exemplo, integrando práticas sustentáveis em nossos processos industriais e impacto social. A energia renovável é uma solução para o futuro e uma oportunidade para construir um presente mais sustentável e inclusivo. Por meio da geração de créditos de carbono, promoção de projetos sociais e compromisso com a transparência, estamos moldando um mundo melhor para todos.

Junte-se a nós nessa jornada rumo a um mundo onde a energia limpa e o desenvolvimento comunitário andem lado a lado.






Comments


Conheça a Descarbonize

A Descarbonize foi criada para calcular, compensar e educar as empresas a diminuírem suas emissões de carbono, tornando-as mais sustentáveis no seu dia a dia.

Saiba mais em:
www.descarbonize.com

  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page